quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escrever e falar bem

"(...) a dificuldade de expressão não deve ser empecilho para a escrita, pois A LÍNGUA, apesar de suas estruturas, COMPORTA VARIAÇÕES."
(Português Instrumental - vol.1, p. 12)

Olá a todos!
Vamos ao fato: chegamos ao Ensino Superior. E estudamos "Língua Portuguesa" há bastante tempo e ainda não a tratamos com o merecido carinho. Por um motivo ou outro, muitos de nós criaram uma espécie de barreira intransponível a ela. O que realmente é preocupante a um aluno de graduação. Mas, vamos pensar...
Já observou o quanto sua fala é diferente da do colega de trabalho, do amigo, do professor? Será que cada um de nós tem uma forma peculiar de se comunicar? A resposta é: sim. Se você identificou esta situação, isto é um excelente sinal de que reconhece variações na forma pela qual as pessoas se comunicam. Ora, a partir desta ideia, observemos: na hora de escrever, será que isso também acontece? Se sua resposta foi "sim", estamos no rumo certo.
Basicamente, podemos analisar da seguinte forma: o reconhecimento de duas coisas nos permite variar, ajustar nossa linguagem. O CONTEXTO a que está submetido e a INTENÇÃO que tem com sua mensagem são o que orientam nossa comunicação. Interferem na maneira pela qual todos, inclusive você, falam ou escrevem.
Neste sentido, falar ou escrever bem vai depender muito mais da nossa habilidade em nos ajustarmos a essas duas "variáveis" de forma que a mensagem cumpra seu papel de comunicar.
Assim penso.
E vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário